Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Artigos

Reúne manuscritos inéditos ou originais que apresentem resultados de pesquisas empíricas e teóricas e que discutem ideias, metodologias, técnicas, processos e resultados de pesquisas em Educação e Tecnologias, que tragam contribuições sobre temas de destaque nas referidas áreas. Deve ser observada a pertinência ao foco de publicações da Revista, que se dedica a tornar públicas contribuições originais nas áreas de interesse da mesma. Os textos devem ter até 25 páginas de extensão (incluindo notas, imagens e bibliografia) ou até 15.000 palavras e deve atender às demais orientações disponíveis em normas para autores/as (acessar na seção correspondente). O artigo submetido não pode ter sido publicado em nenhum outro periódico nacional ou estrangeiro. Além de não ter sido publicado, outra condicionante para a submissão é que o artigo não pode estar em processo de avaliação para publicação em outro periódico e nem venha a estar durante o processo de avaliação pela Revista Bri Educação & Tecnologi@s. Serão publicadas apenas submissões enviadas em fluxo contínuo e aceitas por pareceristas indicados pelos editores desta revista.

Ensaios

DIRETRIZES  

Para Meneghetti (2011), o ensaio se caracteriza por sua natureza reflexiva e interpretativa, destacando-se da abordagem classificatória da ciência. No cerne do ensaio, encontra-se a ponderação entre aspectos quantitativos e qualitativos. Enquanto a ciência busca autonomia, priorizando elementos quantitativos para estabelecer generalizações que permitam uma compreensão mais abrangente do mundo, baseada em uma racionalidade calculável, o ensaio valoriza as transformações qualitativas nos objetos ou fenômenos analisados pelos ensaístas.

O gênero ensaio se distingue por ser uma análise reflexiva bem embasada, diferindo significativamente de um artigo científico cujo propósito é evidenciar uma hipótese, conectando axiomas de maneira lógica. No ensaio, a ação intelectual precede a formulação da hipótese, conferindo-lhe um nível mais elevado de liberdade. Este é um exercício de tentativa, esboço e experiência, amalgamando elementos aparentemente desconexos. Requer um notável grau de abstração, pois envolve a exploração de conexões entre ideias que, à primeira vista, podem parecer disparatadas. É como "caminhar" com um pensamento em busca de relações entre conceitos aparentemente díspares.

A construção teórica dessas produções textuais fundamenta-se predominantemente na opinião do autor. Seguindo uma estrutura recomendada, inicia-se com a introdução, na qual a tese e a questão a ser debatida são apresentadas. No desenvolvimento, ocorre a exposição de argumentos de natureza opinativa, juntamente com referências à literatura pertinente. Por fim, a conclusão sintetiza os pontos abordados, reafirmando a posição defendida.

 

 

Resenhas

 ORIENTAÇÃO PARA SUBMISSÃO

RECOMENDAÇÕES GERAIS

  1. Título da obra: em fonte Times New Roman, em corpo 12, negrito, caixa alta e baixa (só iniciais maiúsculas).
  2. Autoria: inserir o(s) nome(s) do(a/s) Autor(a/es) em fonte Times New Roman, em corpo 12, redondo (normal), Professor/Orientador; Máximo dois autores.
  3. 3. Corpo do trabalho: inserir o texto do corpo do trabalho, usando exclusivamente a fonte Times New Roman, em corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, e margens justificadas.

 

BASE PARA A RESENHA

- Introdução

- Desenvolvimento

- Crítica

- Considerações finais

- Referências

TAMANHO DA RESENHA Uma das características da resenha é a objetividade. Extrair a ideia principal do autor é uma condição fundamental para o embasamento crítico e obter um bom resultado. Considera-se razoável para uma resenha, uma construção média de 2 a 4 páginas para uma leitura média de 15 minutos.

Conversas com Quem Ensina e Aprende - Entrevistas

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

Conversas com quem ensina e aprende – entrevistas.

  • As entrevistas para publicação terão prioridade se forem encomendadas para a revista.
  • Entrevistas espontâneas poderão ser publicadas se forem aprovadas pelo Conselho Editorial.
  • As opiniões expressas nas entrevistas serão de responsabilidade exclusiva de seus autores.
  • A Revista BRI recomenda aos seus colaboradores que enviem suas entrevistas, de acordo com as seguintes especificações:

4.1) Digitados em Word 7.0 (ou superior), fonte Arial 12, espaço simples, formato A4.

4.2) Ter no máximo 1 (uma) página.

4.4) Enviadas por e-mail (revista.bri@ifsp.edu.br) em arquivo anexado.

4.5) O entrevistado deve enviar uma breve nota bibliográfica que indique onde ensine/pesquise, sua área de trabalho e suas principais publicações.

4.4) As referências bibliográficas devem ser inseridas no texto (sobrenome do autor, ano, página). Outros dados da publicação devem ser colocados nas Referências Bibliográficas, no final do texto. As notas de rodapé destinam-se a conter outras informações ou esclarecimentos adicionais que não podem ser inseridos no texto.

4.5) Apresentar o nome do Entrevistado, por extenso e apenas o sobrenome em maiúscula. Devem vir acompanhadas de autorização do entrevistado.

4.6) Toda entrevista submetida para publicação deverá vir acompanhada de uma declaração do entrevistado, nos seguintes termos:

“Autorizo a revista BRI a publicar a entrevista, de minha responsabilidade, caso seja aceita para publicação. Esta contribuição é original e não está sendo submetida a outro editor para publicação. Os direitos autorais não foram cedidos anteriormente a outr pessoa, física ou jurídica.

Declaro que transfiro à revista.BRI o direito de publicação não podendo reclamar, em qualquer tempo ou sob qualquer pretexto, qualquer remuneração ou indenização, a que título for, pela publicação.

Eu, (nome completo) assino esta declaração como expressão da verdade e responsabilizo-me pelas informações apresentadas.

Local e data

Nome completo

CPF:

Documento de identidade: (título, número e órgão emissor)

Endereço: (completo)

Telefone:

E-mail”

 

 

REFERÊNCIAS

1 Disponível em: https://jornal.usp.br/especial/wp-content/uploads/revistausp_normas.pdf. Consulta efetuada em 02.06.2023

2 Disponível em: https://www.google.com/search?q=normas+para+revista+unesp&oq=normas+para+revista+unesp&aqs=chrome..69i57j33i160.13545j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8&bshm=ncc/1. Consulta efetuada em 02.06.2023

 

 

 

Relatos de Experiências

A Revista Bri Educação & Tecnologi@s compreende como relato de experiência textos que fazem referência às múltiplas artes de fazer e de viver os acontecimentos da educação e da tecnologia. Este tipo de texto trata de uma vivência que tem relevância para o meio acadêmico ao compreender fenômenos de possibilidades interventivas da área e auxiliar na formação acadêmica, e também na profissional. Apresenta as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações / impressões que a vivência trouxe àquele que a viveu. Tais experiências podem ser, por exemplo, oriundas de pesquisas, ensino, projetos de extensão universitária, dentre outras. Os relatos devem conter o limite máximo de doze (12) páginas, seguindo as diretrizes da revista (acesse na seção correspondente). Em um relato de experiência devem constar: a) quem e quantos são os envolvidos na ação; b) período de realização da ação; c) como foi o processo de desenvolvimento/etapas da ação relatada; d) quais os desdobramentos não previstos, mas constatados durante a ação; e) quais as aprendizagens observadas durante o desenvolvimento da ação; f) qual a proposta de ação; g) quais as repercussões da ação na comunidade e para os envolvidos. Na construção do estudo é relevante conter embasamento científico e reflexão crítica.

Trabalhos acadêmicos

Resumo Expandido de Trabalhos Acadêmicos:

Esta seção reúne o resumo expandido de teses, dissertações e monografias de pesquisas em Educação e Tecnologia. A seção tem como princípio orientador a clareza do texto, de tal forma que possa dispensar a consulta ao original.  Desta forma, deve conter de 5 a 10 páginas e informar objetivos, metodologia, resultados e conclusão do trabalho desenvolvido. Os requisitos gerais para apresentação são: Título e subtítulo; Apresentação dos autores e orientadores incluindo titulação e e-mail; resumo informativo; palavras-chave; introdução; métodos; resultados e discussões; conclusões e referências.

 

Resumo: Apresentado em parágrafo único, deve conter de 150 a 500 palavras e informar as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do trabalho desenvolvido.

Palavras-Chave: Apresentar 3 palavras/termos que descrevem o assunto do trabalho.

Introdução: Contextualização do tema. Apresentação do objetivo geral, dos objetivos específicos da investigação e da problemática da pesquisa.

Métodos: Tem como princípio orientador do método a clareza sobre como e por que o estudo foi realizado. Deve-se descrever a seleção dos sujeitos, os métodos estatísticos e quantificar os indicadores apropriados de medida.

Resultados e discussões: Apresentação dos resultados em sequência lógica no texto. Deve-se enfatizar dados sobre todos os desfechos principais e secundários identificados, salientando as propostas e as conclusões que deles derivam no contexto.

Conclusão: Relacionar as conclusões com os objetivos principais do trabalho, mas evitar afirmações e conclusões que não sejam adequadamente justificadas pelos dados da investigação. Sugerir novas hipóteses quando for justificável e identificá-las claramente.

Referências: citar apenas as referências pertinentes

 

 

 

 

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